Sobre o projeto
Projeto
Levantamento Preliminar da qualidade ambiental do Rio Dourado
Justificativa
O planejamento dos recursos hídricos constitui ferramenta importante, pois juntamente com o gerenciamento interagem as diversas ações dentro das bacias tais como a Fauna, Flora, Geologia, Hidrologia, etc. Para tanto, o Governo Estadual vem atuando e apoiando diversos programas visando à melhora contínua do meio ambiente.
Entretanto, ainda não foi dispensada a devida atenção aos Recursos Hídricos por parte de nossos governantes, em todos os níveis federativos, visto o estágio atual de degradação dos corpos d’água, decorrente do despreparo do poder público local, especialmente nas questões relativas ao uso e ocupação irracional do solo, ao intenso desmatamento de reservas, à contaminação de águas superficiais e subterrâneas, ao emprego de práticas agropecuárias inadequadas, ao descontrole de processos erosivos e de assoreamento, tanto na área urbana como rural, e ao uso irracional e abusivo da água.
Neste tocante, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Tietê e Batalha têm realizado e fomentado programas, projetos, obras e ações relacionadas à gestão e gerenciamento dos recursos hídricos e de bacias hidrográficas, em parceria com ONGs, Órgãos do Estado e Municípios, tendo em vista garantir disponibilidade hídrica para múltiplos usos pelas atuais e futuras gerações.
Rio Dourado
O Rio Dourado é um rio brasileiro do Estado de São Paulo, pertence à bacia do Rio Tietê. Tem sua nascente no município de Pirajuí na localização geográfica, latitude 22º02'11" S e longitude 49º21'01" W, próximo a localidade de Guaricanga cerca de três quilômetros da rodovia estadual SP-300.
A Bacia Hidrográfica do Rio Dourado tem 2.200 km² aproximadamente. O Rio Dourado percorre uma distância de aproximadamente 92 km de sua nascente até o ponto onde deságua no Reservatório da Usina Hidrelétrica de Promissão, passando por 6 municípios: Pirajuí, Guarantã, Cafelândia, Lins, Guaiçara e Promissão. O Rio Dourado é de grande importância no contexto de geração de energia pois é um dos principais contribuintes que formam o Reservatório da Usina Hidrelétrica de Promissão. É muito utilizado em toda a região para pesca, lazer e turismo.
Objetivos
Conhecer a real situação da qualidade da água do Rio Dourado por meio do monitoramento através de coletadas de amostras da água, visando à análise de sua qualidade; levantamento de lançamentos de efluentes e captações, confrontando com as outorgas emitidas pelo DAEE e a constatação de presença de vida aquática no rio, através coletas de amostras, análises laboratoriais, imagens e fotografias, os dados obtidos pelo Monitoramento contínuo contribuirão para o desenvolvimento do Relatório de Situação da Bacia dos Rios Tietê/Batalha, realizados anualmente, com dados atualizados e confiáveis.
Objetivos Específicos
a. Realizar levantamento em campo, através da descida do Rio Dourado por embarcações;
b. Coletar amostras de água e vida aquática nos pontos anterior e posterior aos lançamentos e confluências de rios afluentes, mapeamento via GPS de mão;
c. Realizar análise nas amostras coletadas;
d. Análise dos dados obtidos e confecção de relatório técnico da situação;
e. Produção e reprodução de material informativo e de divulgação;
f. Realização de Seminário de Apresentação e entrega do Relatório para o Comitê de Bacia;
g. Mobilizar todos os Municípios que integram a Bacia do Rio Dourado e demais autoridades visando a busca de parcerias para minimizar os efeitos da degradação e recuperar o Rio Dourado;
h. Avaliar o impacto dos investimentos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica.
Recursos: Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos