ONG SOS Rio Dourado participa de reunião da APA Rio Batalha em Bauru
No dia 25 de abril, o Presidente da ONG SOS Rio Dourado Luiz Aparecido da Silva ‘Batata’ e a Engª Ambiental e Mestra em Saneamento Grasiele Murari, participaram da Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da APA Rio Batalha realizada na sede da ACIFLORA em Bauru.
Grasiele é representante da ONG SOS Rio Dourado no referido Conselho, cuja reunião tratou sobre importantes assuntos envolvendo ações de conservação e preservação ambiental, como a parceria com o grupo de Observadores de Aves de Bauru e a doação de 10.000 mudas pelo Instituto Olinto Marques de Paulo ao Conselho, bem como a definição de critérios para a destinação destas mudas.
Os assuntos tratados são de interesse coletivo e representam grande importância para a manutenção da biodiversidade da região. A APA – Área de Proteção Ambiental Estadual Rio Batalha é uma unidade de conservação estadual de uso sustentável, criada pela Lei nº 10.773, de 01 de março de 2001, e está localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Batalha que abrange os municípios de Agudos, Piratininga, Bauru, Duartina, Gália, Avaí, Reginópolis, Presidente Alves, Pirajuí, Balbinos e Uru.
Alguns dos objetivos para o qual foi criada a APA são: planejar e incentivar o desenvolvimento sustentável da região; preservar a biodiversidade e os remanescentes florestais; promover a recuperação das áreas degradadas, em especial controlando os processos erosivos; dentre outros ligados ao meio ambiente natural, cultural e artificial.
A participação de representantes da ONG SOS Rio Dourado no Conselho Consultivo da APA Rio Batalha, evidencia seu compromisso com o meio ambiente no desenvolvimento de programas de proteção, recuperação e preservação ambiental a partir de iniciativas conjuntas com organizações e entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, assim como está previsto em seu Estatuto.